Guia da Anvisa ajudará profissionais na prescrição de fitoterápicos
07/11/2016 | Notícias

Guia da Anvisa ajudará profissionais na prescrição de fitoterápicos

A fitoterapia brasileira contará com mais um instrumento para a devida aplicação dos medicamentos à base de plantas medicinais. Em breve a Anvisa disponibilizará no site da instituição o chamado “Memento Fitoterápico”, um documento integrante da Farmacopeia Brasileira que traz informações sobre o uso terapêutico e características botânicas de plantas medicinais e que ajudará aos profissionais de medicina a prescreverem fitoterápicos para os pacientes. Além disso, o documento apresentará informações detalhadas sobre a família, nomenclatura popular e a parte utilizada da planta, além de contraindicações, precauções de uso, efeitos adversos, interações medicamentosas, vias de administração e posologia.

A expectativa do diretor da Anvisa, Ivo Bucaresky, é de que o Memento se torne uma fonte de informação útil para a sociedade e, principalmente, para os profissionais da área de saúde, para orientar a prescrição. “Seu uso ampliará o espaço para os fitoterápicos enquanto alternativa terapêutica, de baixo custo e fácil acesso. Também apresenta importante impacto ambiental e social por promover o uso de recursos não madeireiros da flora brasileira”, explica Bucaresky.

Fitoterápicos e desenvolvimento

O texto divulgado pela Agência lembra que a fitoterapia faz parte da agenda de politicas do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como uma de suas ações de maior destaque a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Desde 2006 o Ministério da Saúde disponibiliza opções terapêuticas e preventivas aos usuários do SUS, dentre elas o uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. Um grande número de municípios e estados brasileiros já fazem uso da fitoterapia em suas redes de saúde.

Fonte: Anvisa