Fitoterápicos são medicamentos produzidos a partir de plantas medicinais.

 

As virtudes curativas das plantas são confirmadas em todo o mundo, de geração em geração. A evolução da ciência e o aperfeiçoamento dos sistemas e instrumentos de análise tornam os fitoterápicos uma excelente opção para quem quer associar produtos naturais e saúde.

De todos os métodos da medicina natural, a fitoterapia é sem dúvida o mais antigo. Dele já lançava mão o homem pré-histórico que aprendeu a distinguir as plantas comestíveis daquelas que podiam ajudá-lo a sanar suas moléstias.

O conjunto de dados a respeito das plantas e de suas virtudes curativas, transmitidos oralmente de uma geração a outra, aos poucos foi sendo enriquecido com a incorporação contínua de novos conhecimentos, adquiridos através da experimentação prática guiada pela intuição.

Na antiguidade, chineses, egípcios, hindus, gregos e romanos já dispunham de informações mais detalhadas sobre as ervas medicinais, pois com o tempo elas acabaram por serem classificadas e catalogadas, de acordo com critérios que levavam em conta tanto sua forma, cor, sabor e aroma como suas lições com os astros e, evidentemente, seus atributos mágicos.

Hoje a confiança nos fitoterápicos não se baseia apenas em tradição. As plantas medicinais são estudadas do ponto de vista de sua composição química, procurando-se isolar seus princípios ativos para verificar que efeitos exercem sobre o organismo humano. Muitas dessas pesquisas têm confirmado as prescrições da medicina popular, domínio em que as plantas reinam como senhoras absolutas.

Conheça os Fitoterápicos Belém Jardim